GERADORES DE ENERGIA PARA MINERAÇÃO

Geradores na Mineração contribuem para um cenário positivo

Como já sabemos, as minerações normalmente estão localizadas em áreas remotas não atendidas pelas concessionárias de energia locais. O que evidencia a necessidade de fontes alternativas de energia como grupos geradores de energia a diesel que além de viabilizar o fornecimento de energia. Portanto garantem que não ocorram paradas neste fornecimento. Sendo assim o que podemos ver, é que cada vez mais, existem mineradoras preocupadas com a segurança deste fornecimento, e têm procurado instalar mais geradores onde uns geram e outros garantem a energia no caso de uma parada inesperada.

Qual o cenário da mineração em 2020?

A Fitch Ratings (agência de classificação de riscos) informou que o setor da mineração em 2020 sofrerá com a queda na demanda de alumínio, cobre e carvão térmico, o que sem iniciativas para contornar esta situação, podem fazer com que mineradoras destes nichos sofram com queda de fluxo de caixa, redução de investimentos e de pagamento de dividendos. 

Ao mesmo tempo que o cenário de minério de ferro deve continuar recuado devido aos acidentes e riscos de acidentes em barragens que ocorreram em 2019 mesmo com todos os esforços que foram e continuam sendo adotados para resolução destes problemas. Assim acabou resultando em uma freada nos investimentos para aumento de produção.

Em contra partida, e devido ao comportamento mais conservador de investidores a procura de ativos mais seguros fez com que o ouro continue valorizado. E o Niquel também segue valorizado com a possível proibição de exportações pela Indonésia.

Segundo comunicado da agência “Em 2020 existe espaço para as companhias com ratings baixos melhorarem seus perfis de crédito através da redução de dívida e melhorias na performance operacional”

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2019/12/16/perspectiva-para-setor-de-mineracao-global-em-2020-e-estavel-diz-fitch.ghtml

Como melhorar a performance operacional da mineração em 2020?

Diante dos desafios da mineração na qual acompanhamos em 2019, e após conversarmos com mineradoras e fornecedores da mineração na Exposibram 2019 em Belo Horizonte, conseguimos enxergar o quanto o segmento tem se movimentado para alcançar seus objetivos.

Vimos a CPRM contribuindo para progresso que vai garantir processos mais eficazes e seguros para a mineração brasileira. E diante desta realidade e de acordo com as notícias que acompanhamos nas mídias sabemos que 2020 o mercado vai continuar com esforços e investimentos em melhorias continuas na mineração.

Novas soluções e equipamentos que estão surgindo vão contribuir muito com a evolução da mineração em 2020. Portanto não podemos deixar de enfatizar o valor da energia e da garantia de abastecimento para a melhoria da performance operacional das mineradoras.

Geradores na mineração são necessários assim com seu acompanhamento para gerar energia e segurança na mineração em 2020.

Geradores são fontes integrais de energia em minerações. Assim como são fontes preventivas no caso de alguma parada inesperada ocasionada pela exposição a condições extremas na qual estão inseridos. Como altas temperaturas, pressão, chuvas, sol, sujeira. O que pode ocasionar uma falha e consequentemente uma parada do equipamento.

Portanto não basta ter geradores, é também necessário fazer um acompanhamento periódico para identificar em tempo hábil qualquer avaria ou comprometimento que possam colocar o funcionamento em risco. Uma parada na extração ou no beneficiamento das minerações geram prejuízos enormes com 6  zeros antes da virgula.

Garanta a evolução da performance do processo produtivo da sua mineradora, solicite agora mesmo o contato de um consultor especialista e saiba mais sobre como adquirir e contratar o acompanhamento periódico do seu gerador.