QUADRO DE TRANSFERÊNCIA

QUADROS DE TRANSFERÊNCIA PARA GRUPO GERADORES

Quando ligado na tensão (energia elétrica da rede) na posição automático.

Após acabar a energia elétrica o CONTROLADOR reconhece e aciona um relé partida (componentes do painel) e entra em ação o motor de arranque dando partida ao gerador alimentando todo o circuito elétrico. Caso haja algum defeito, o CONTROLADOR fará 3 (três) tentativas e na quarta irá bloquear a partida para não danificar o gerador, dando reset fará novas 3 tentativas, (este número de partida e programável conforme pedido do cliente).

Quando a energia é retomada o CONTROLADOR faz auto reconhecimento e após 3 minutos (tempo regulável esperando estabilizar a tensão) ligará os contadores de energia da rede elétrica e, permanece ligado o gerador para não necessitar uma nova partida. Caso volte a sair a energia da concessionária, para resfriar o gerador na marcha lenta sem carga será automaticamente desligado de 2 minutos (tempo regulável). Via CONTROLADOR.

Obs.: Caso a energia retorne e fique oscilando, o CONTROLADOR não desligará o gerador até a mesma estabilizar-se, após a verificação fará a comutação. Também podemos configurar o CONTROLADOR para que, após a queda de rede da energia, não faça o religamento automático do gerador, de modo que aguarde o tempo regulável (definido pelo cliente), para que possa iniciar o processo de ligamento do mesmo. (Normalmente é colocado 20 para o gerador assumir carga).

AUTO TESTE

O CONTROLADOR pode ser programado para fazer o auto teste periódico a cada 5 dias, a partir da última partida realizada. Iniciando uma partida automática para teste do painel e gerador. Após a partida automática, o gerador permanece ligado durante 10 minutos (tempo regulável) sem assumir carga, apenas para circular o óleo lubrificante, não perder a excitação do rotor, não marcar o virabrequim e os anéis na camisa do motor, e nas versões a gasolina para trocar o combustível do carburador.

OPÇÃO MANUAL:

Quando ligado manualmente a comutação não ocorre automaticamente, necessitando de um pulso no botão LIGAR para partir e um pulso para DESLIGAR. Essa opção existe para testes do gerador com energia na rede (testes periódicos do gerador).