A Companhia é uma empresa pública de serviço geológico, vinculada ao ministério das minas e energia.

A CPRM está desde 1969 gerando e disseminando conhecimento geocientífico com excelência. Desta forma, vem contribuindo para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável do Brasil. Por isso, é referência na geração de soluções efetivas em Geociências.

  O que levou a criação da companhia?

  • Um dos motivos foi a inadequação dos meios que dispunha o Governo na época, o que a realização de mapeamento básico e de geologia geral que orientassem pesquisas individuais e específicas. 
  • A Carência de recursos financeiros das mineradoras nacionais foi um destes motivos, já que eram necessários para realização dos investimentos de risco exigidos pela pesquisa detalhada, que levasse ao descobrimento de uma jazida mineral.
  • Além da inadequação dos meios para conhecimento do regime dos rios, dos estudos do potencial hidroelétrico e do aproveitamento pelo Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica.

 Sendo assim, no geral, foi criada devido a evolução insatisfatória da indústria de minérios e da transformação destes, na hidrologia. Já que, corria-se o risco da implantação de usinas hidroelétricas sem o adequado conhecimento do correspondente potencial hidráulico. O que conduzia a projetos que resultaram no desperdício do potencial disponível na época e à um investimento imprudente. 

Levaram em conta a prospecção, a pesquisa mineral e a hidrologia, bem como o estágio da primeira área em escala mundial no exame da situação das duas áreas. Levando assim, o Ministério à conclusão da necessidade de reformular a estrutura administrativa, técnica e financeira dos órgãos cujos programas foram afetados.

Desde a sua criação tem prestado relevantes serviços à sociedade brasileira, já que, devido a evidente necessidade de desenvolvimento sustentável no setor para atender a crescente demanda mineral que acompanha o crescimento demográfico do país, articulou ao completar seus 50 anos de contribuição para o segmento, um dos mais audaciosos programas de ciência e tecnologia com a Petrobras e ANP.

 Para a CPRM, o futuro traz um cenário promissor, e a empresa estará empenhada desde já nas seguintes frentes:

  • Diminuição da dependência dos recursos do tesouro,
  • Foco nos projetos capazes de gerar novas descobertas minerais,
  • Desenvolver e aprimorar métodos e tecnologias no monitoramento de desastres naturais,
  • Contribuir com a gestão integrada da água e suprimento hídrico em áreas de maior carência social
  • Igualar-se aos maiores e melhores serviços geológicos mundiais.

A MS Geradores parabeniza a CPRM por ser um dos mais importantes agentes provedores de desenvolvimento sustentável e progresso do país. Parabéns à instituição pelo seus 50 anos de existência e contribuição.