Pular para o conteúdo

Conheça 3 formas eficazes de reduzir custos de energia em instituições de ensino

Você quer aprender a reduzir custos de energia em instituições de ensino?

Saiba como neste conteúdo exclusivo!

As instituições de ensino, como colégios, pré-vestibulares, faculdades, universidades ou centros universitários, possuem uma grande dificuldade de reduzir seus custos operacionais e principalmente seus custos com energia elétrica. Por receberem muitas pessoas e precisarem de infraestrutura adequada para viabilizar seu funcionamento possuem gastos consideráveis e difíceis de reduzir. Portanto, dependem de muita iluminação, equipamentos elétricos e eletrônicos, para viabilizarem o funcionamento de sua infraestrutura física e digital em seus laboratórios multidisciplinares, ar condicionado, sistemas de segurança, elevadores entre outras possibilidades elétricas.

Mas e então, será que é possível reduzir os custos de energia em instituições de ensino?

Hoje existem algumas soluções que ajudam muitas instituições e empresas a reduzirem seus custos com energia elétrica. E foi pensando em ajudar as universidades, faculdades e demais instituições de ensino que reunimos as melhores soluções que tem gerado economia de energia e redução de custos pelo país. 

Confira agora as 3 formas eficazes de reduzir custos em instituições de ensino!

  •  Eficiência Energética 

Aposta que já ouviu falar! Mas será que sabe como fazer? Vamos te ajudar!

A eficiência energética nos centros universitários, colégios e outras instituições de ensino são implementadas trocando-se lâmpadas quentes convencionais por lâmpadas de led, ou lâmpadas frias, que possuem um investimento considerável. Mas a longo prazo reduzem muito o consumo de energia gerando uma também considerável redução dos custos de energia.

Caso exista alguma máquina com motor elétrico na instituição, a eficiência energética deve ser considerada de forma a avaliar se existem motores mais eficientes no mercado para substituição do motor que pode ser muito ultrapassado e estar consumindo uma enorme quantidade de energia desnecessária, o que eleva muito os custos de energia. Assim entrará na mesma questão das lâmpadas de led, onde o investimento pode ser relevante assim como o resultado nas contas a longo prazo. Então dependendo do modelo o retorno é bem rápido já que motores elétricos antigos geram muito prejuízo pelo alto consumo de energia.

  •  Conscientização cultural de funcionários e alunos

Uma forma que ajuda muito a reduzir os custos é a conscientização de colaboradores e alunos, que muitas das vezes desperdiçam este importante recurso, deixando luzes acesas desnecessariamente e equipamentos ligados sem estarem utilizando. O que acarreta em um consumo descontrolado de energia, que eleva consideravelmente os custos com energia elétrica.

A criação de campanhas internas de conscientização, inserindo cartazes e placas de sinalização pelas dependências ajudam muito na questão cultural dos usuários. E até mesmo orientação pessoal de funcionários e professores ajudam muito a mudar os hábitos de todos que frequentam as instituições e utilizam dos seus recursos elétricos e eletrônicos.

  •  Grupos Geradores de Energia em Horário de Ponta 

O Horário de Ponta é um horário estabelecido pela ANEEL compreendido entre 17 e 21h. Neste período do dia existe uma quantidade enorme de energia sendo distribuída pela rede da concessionária de energia elétrica local. É um período de pico de consumo de energia, onde chuveiros, televisores, lâmpadas entre outros eletrodomésticos estão ligados por todas as cidades. Neste horário a energia fica muito mais cara, o que evidencia a necessidade de instalação de grupos geradores de energia à diesel para cumprir com o abastecimento de energia dos equipamentos elétricos de grandes consumidores de energia como no caso das instituições de ensino

Os geradores têm um rápido retorno do investimento pois neste horário o custo do combustível é menor do que o da energia. Gerando uma economia considerável. Sem contar que além da redução de custos, as faculdades e instituições de ensino em geral ainda terão maior segurança contra falta de energia da rede da concessionária. Que constantemente apresenta falhas levando a falta de energia se não tiver um gerador para garantir o abastecimento elétrico. Portanto ele é considerado a melhor forma de reduzir custos de energia em instituições de ensino.

Agora que a matéria foi passada, está na hora da revisão sobre como reduzir custos em de energia em instituições de ensino 

Depois de tudo que falamos neste conteúdo está na hora de colocar o conhecimento em prática! 

  • Comece fazendo uma análise da quantidade de lâmpadas e motores que precisarão ser substituídos 
  • Procure o setor de comunicação da instituição e compartilhe esta ideia com eles, para darem sequência. 
  • Grupos Geradores de Energia são equipamentos complexos que devem ser adquiridos e instalados por quem entende do assunto, mas não se preocupe, esta atividade será em grupo e queremos marcar com você o melhor horário para te apresentar os próximos passos para passar na prova de economia com 100% de aproveitamento!

Quer saber como faz para instalar um gerador de energia na sua instituição? Fale com um mestre em geradores de energia para instituições de ensino.