Como alcançar a eficiência energética em tempo de altos custos de energia elétrica?

Analisando o cenário industrial atual, onde a queda na produção atingiu praticamente todos os estados brasileiros, será que existe alguma forma de dar a volta por cima, de construir um futuro mais promissor para as indústrias no Brasil?

Precisamos caminhar para um mundo mais sustentável, com atitudes mais conscientes. O custo de energia elétrica é um fator que muitas das vezes não é dada a devida atenção, mas deve ser considerado como um fator de desenvolvimento muito importante em um mundo que cresce aceleradamente, que está se modernizando com tecnologias que nos conduzem rapidamente ao futuro, que antes só víamos em filmes de ficção científica.

Você já se perguntou como anda a eficiência dos seus motores elétricos?

Sabia que em pouco tempo um motor elétrico desperdiça muita energia em relação ao novos motores de mesma categoria? E que se se está desperdiçando energia está tendo prejuízos que poderiam ser transformados em maiores margens de lucro e posteriormente em reinvestimentos na própria indústria? De acordo com a ABESCO, a estimativa de desperdício no Brasil hoje é 10% de toda energia gerada no país.

Segundo a WEG, “a modernização da indústria, tendo o motor elétrico como um dos seus protagonistas, permite a redução de custos operacionais e uma economia de até 60% no consumo de energia elétrica. Isso sem contar os ganhos ambientais e sociais”.
Confira estes números:

  • O setor industrial consome cerca de 36% da energia elétrica no Brasil
  • Cerca de 30% dos motores instalados possuem mais de 20 anos
  • 27% de toda a energia consumida no Brasil está relacionada aos motores elétricos
  • Existem 537 mil unidades industriais em funcionamento no país·         Em média, 68% da energia utilizada na indústria é consumida por motores

O investimento em inovações tecnológicas permite às empresas melhorar seus resultados e reduzir seus custos operacionais, principalmente àqueles ligados à energia elétrica e manutenção.

Como é possível alcançar uma melhor eficiência energética?

  • Substituir aqueles motores antigos por modelos de alta eficiência,
  • Dimensionar corretamente seus motores elétricos,
  • Automatizar seus processos

E quais as vantagens de se trabalhar com um motor de alta eficiência?

1- Redução do consumo e demanda de energia elétrica

2-    Redução dos impactos ambientais Diminuição dos custos de manutenção

3-    Minimizam os efeitos dos baixos rendimentos em motores superdimensionados

4-    Menores temperaturas de operação Rendimentos superiores para baixas cargas

5-    Maior vida útil

6-    Maior retorno sobre o investimento.

A MS Geradores tem uma grande preocupação com a Indústria e está sempre querendo contribuir e ajudar, seja com nossas soluções de alta eficiência ou mesmo com informações que lhes possam ser úteis.

Em breve traremos mais um conteúdo que planejamos especialmente para sua indústria. E lembre-se, estamos sempre à sua disposição e prontos para te atender.

Fique a vontade para entrar em contato mesmo que para conversar sobre este conteúdo ou sobre sua dificuldade, será um prazer falar com você.