O resultado veio abaixo do esperado pelo mercado, reforçando a leitura de estagnação da economia. 

A mediana das estimativas de 21 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data apontava para um avanço de 0,7% da indústria na passagem de março para abril.

A produção industrial brasileira registrou em abril uma alta de 0,3%, na comparação com o mês imediatamente anterior, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do crescimento, o avanço foi insuficiente para recuperar a perda de 1,4% de março. Nos 4 primeiros meses de 2019, o setor industrial passou a acumular uma queda de 2,7% frente ao mesmo período de 2018.

Na comparação com abril do ano passado, a produção da indústria caiu 3,9%.

Trata-se do pior resultado para um mês de abril desde 2017, quando a indústria registrou alta de 0,2% ante março e queda de 4,5% ante o mesmo mês do ano anterior.

A perda de ritmo do setor fica mais evidente na análise do resultado acumulado em 12 meses, que passou de -0,1% em março para -1,1% em abril, permanecendo na trajetória descendente iniciada em julho de 2018.

“Com esses resultados, o setor industrial ainda se encontra 17,3% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011”, informou o IBGE.

Segundo o IBGE, 20 das 26 atividades econômicas pesquisadas registraram expansão em abril, na comparação com março. Os principais destaques positivos foram registrados por veículos automotores, reboques e carrocerias (7,1%), máquinas e equipamentos (8,3%), outros produtos químicos (5,2%) e produtos alimentícios (1,5%).

Entre as grandes categorias econômicas, o destaque foi a produção de bens de consumo duráveis (3,4%). Bens de capital e bens de consumo semi e não-duráveis assinalaram crescimentos de 2,9% e 2,6%, respectivamente. Por outro lado, o setor produtor de bens intermediários teve queda de 1,4% e marcou o quarto recuo seguido, acumulando uma redução de 4,2% no período.

De acordo com a última pesquisa Focus do Banco Central, o mercado reduziu a projeção de alta do PIB em 2019 de 1,23% para 1,13%. Foi a 14ª queda consecutiva do indicador. Para a produção industrial, a previsão ainda é de um resultado um pouco melhor do que o PIB geral, de alta de 1,49% no ano.

Atividade industrial no Paraná teve alta de 10,4% de janeiro a maio. Média nacional no mesmo período foi de -0,7%.

O Paraná foi o estado com maior crescimento na produção industrial do Brasil nos cinco primeiros meses de 2019, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal do instituto, divulgada nesta sexta-feira (12), a atividade industrial no estado cresceu 10,4% de janeiro a maio, em relação a 2018.

No mesmo período, a produção industrial total no Brasil registrou queda de 0,7%.

Segundo o IBGE, a retomada na produção de carros, caminhões, máquinas agrícolas reboques e carnes nas indústrias paranaenses impulsionou o resultado no período.

Na variação mensal, de maio em relação a abril, a produção industrial paranaense teve alta de 0,7%, enquanto a média nacional teve queda de 0,2%.

O que a sua industria está fazendo diante do cenário atual para garantir um índice de crescimento?

A energia é um fator que está ligado diretamente a segurança da sua operação, garantindo que não sua empresa não tenha prejuízos por uma parada inesperada no fornecimento de energia e o que compromete a imagem com os clientes, afeta o clima organizacional além do prejuízo financeiro.

A MS Geradores gera energia de confiança e já tem muita experiência com o setor industrial.

Nosso atendimento é o melhor, sempre de prontidão para melhor atender o cliente, aqui você é atendido rapidamente e direto com nossos consultores, sem passar por secretárias eletrônicas e robôs de atendimento.

Entre em contato com um consultor e reduza drasticamente os riscos financeiros da sua industria.

Fontes:

https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2019/07/12/parana-e-o-estado-com-maior-crescimento-na-atividade-industrial-em-2019-diz-ibge.ghtml
https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/06/04/producao-industrial-cresce-03percent-em-abril-diz-ibge.ghtml

Acesse os últimos indicadores e estatísticas da indústria no link abaixo:

https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/filer_public/35/2f/352f286e-025c-4344-90f3-486671b3e062/industria_numeros_julho2019.pdf