Além da utilização de Combustível com aditivo adequado para a prevenção de borra e comprometimento dos sistemas, o que leva a um alto consumo de energia e diminuição do desempenho do gerador, sabemos o quanto um óleo lubrificante é capaz de proteger os sistemas do seu gerador e de outros equipamento elétricos, melhorando o consumo de combustível como no caso descrito na matéria do portal de mineração Conexão Mineral do ano passado, onde a Lubrificação adequada de um moinho reduziu o consumo de energia em 6,5% em um mineração de Goiás como podemos ver abaixo:

[“O consumo de energia é sempre um ponto de atenção para as mineradoras, porque pode ter um forte impacto em seus custos. Além do fator preço, outro ponto negativo é o impacto ambiental. Partindo desses pressupostos, a Klüber Lubrication foi responsável pelo desenvolvimento de um projeto de Eficiência Energética em conjunto com a InterCement, que já era seu cliente.

A planta da empresa localizada em Cezarina, Goiás, passou a utilizar o lubrificante especial Klübersynth GEM 4 – 320 no moinho de cimento 4, o principal da unidade. A aplicação foi feita no mancal de entrada e saída e no redutor. Como resultado, após um ano, já foram notadas uma diminuição de 6,5% no consumo de energia elétrica, redução no desgaste e, consequentemente, quebra do equipamento, bem como redução de custos, proveniente do melhor desempenho operacional.

“Os custos operacionais da InterCement são gerados em grande parte pelo uso de energia elétrica. Além da diminuição dos gastos, a redução na emissão de CO2 contribuiu ainda mais para a preservação ambiental. Outro fator determinante para a mudança foi encontrar na Klüber Lubrication os mesmos valores que temos, focados em inovação e sustentabilidade. Isso faz com que nunca paremos de buscar alternativas novas e inovadoras”, comenta Gabriel Mancini Pedroso, gerente da Área de Manutenção.

“Neste caso específico, um dos principais desafios tanto antes como durante a execução do projeto, foi ter a capacidade de identificar todas as variáveis que podiam impactar no resultado final. Mas, com o envolvimento das equipes das duas empresas, pudemos atingir e superar o resultado planejado”, afirma Francesco Lanzillotta, gerente de Mercado.

Em termos de negócios, a InterCement poderá aproveitar a maior vida útil dos componentes e diminuir a quantidade de óleo lubrificante especial aplicada no decorrer dos anos, reduzindo o volume de descarte.

“Nossa intenção é sempre manter os projetos em andamento, para que as duas empresas obtenham crescimento sustentável e sejam pioneiras em oferecer soluções inovadoras e customizadas”, finaliza Mancini.”]

Fonte: http://www.conexaomineral.com.br

Outros fatores que fazem muita diferença no consumo de energia é o estado de conservação dos equipamentos elétricos que quando se apresenta muito deteriorado pelo ambiente agressivo da mineração acaba por consumir mais energia. A MS Geradores atende as maiores mineradoras do Brasil e tem muita experiência com reformas de geradores de mineradoras como a Vale, Anglo American, entre outras, transformando um gerador aparentemente sucateado em um gerador novinho em folha e pronto para mais uma longa jornada de trabalho e com um excelente desempenho e consumo. Quer ver o resultado de uma reforma da MS?