Indústria 4.0 na mineração

Superação dos desafios da mineração ganha força de novas tecnologias

A forte tendência da indústria 4.0 já é realidade na mineração, que vive um momento de superação de grandes desafios. A transformação digital chegou com força total e vem trazendo recursos e ferramentas cada vez mais inteligentes e eficientes. Sendo assim, está agregando um fator elevado de resultados em várias mineradoras que a praticam.

A pesquisa e desenvolvimento na área ganhou muita força com incentivos e contribuição de empresas e startup`s. Todos estão empenhados em trazer soluções que favoreçam a mineração. Em virtude de ajudar a mineração estão contribuindo em vários quesitos, como responsabilidade sócio-ambiental, segurança nos processos de beneficiamento e operação das minas.

Em meio a tantas adversidades e desafios que a mineração vem enfrentando, toda ajuda é bem vinda. Com a questão de preservação, de reciclagem de rejeitos, assim como segurança das cidades em áreas de barragens, as novas tecnologias vem sendo protagonistas de um marco deste segmento, na ascensão a um novo patamar mais responsável e desenvolvido já é realidade.

Machine Learning e Inteligência Artificial, verdadeiros protagonistas da evolução minerária no Brasil

segundo a Metso:

“Equipamentos como britadores permitem que a máquina se autorregule, atingindo capacidades máximas de produção sem afetar a segurança do processo. ”

Na questão da geometalurgia automatizada: “Encabeçado pela Metso, o projeto envolveu a instalação de smart tags nos furos de desmonte e a correlação dos dados com os resultados do processamento real em campo”

“Sabemos que tipo de material será processado e podemos corrigir os parâmetros de processamento de acordo com eles. Não há mágica.”

Estas smart tags são dispositivos resistentes, rastreados via identificação por rádio frequência (RFiD) tanto na mina como na planta.

Para alguns especialistas, a Mineração 4.0 já acontece na prática, com a integração cada vez maior de dados da mina, com informações da planta de processamento mesmo com inputs do transporte de minério no porto ou ao longo da ferrovia. “

Energia Elétrica na Mineração 4.0

Todas as novas tecnologias que estão contribuindo para a mineração e tantas outras que estão por vir dependem e dependerão de energia elétrica para acontecerem e terem êxito em suas aplicações.

O abastecimento de energia é um fator de risco muito importante ao mesmo tempo que é um fator de desenvolvimento, portanto sua importância para realidade da mineração 4.0 é indiscutível.

A garantia de fornecimento depende de fontes de energia como de Grupos Geradores de Energia à Diesel. Além de instalar o equipamento é necessário fazer manutenções preventivas e acompanhamento periódico. E um dos riscos operacionais de uma minadora está exatamente aí…

A qualidade do Gerador de energia e capacidade técnica e rapidez das manutenções em casos de urgência são fatores que uma mineração deve levar muito a sério para não comprometer as operações. Ou seja, prevenir prejuízos alarmantes.

A MS Geradores, é uma empresa séria, especialista em energia para a mineração, que já atende grandes mineradoras do país. Oferece projetos personalizados para aplicações complexas e recursos tecnológicos que acompanham as tendências da mineração 4.0. Aliás, tem a melhor equipe técnica e prazo para atendimento, mesmo em locais remotos e de difícil acesso.

É reconhecida pela qualidade dos seus geradores e pelo suporte e disponibilidade que vem se mostrando cada vez mais extinta no mercado. O que a torna uma forte aliada das mineradoras pela sua preocupação e empenho para o sucesso das mineradoras brasileiras, atende todo o território nacional e está pronta para ajudar a sua também.

Entre em contato com um consultor agora mesmo e tire as suas dúvidas, faça um orçamento e agregue mais valor nesta revolução minerária que vivenciamos.