O risco de falta de energia em uma mina deve ser levado muito a sério!

O prejuízo que uma mineradora tem com poucas horas sem energia é gritante.

Operações de extração de minério que utilizam perfuratriz, britadores, esteiras e outros equipamentos elétricos devem ter cautela com a fonte de energia que vai abastecer seus equipamentos elétricos.

Em uma mina, a escolha de um gerador deve ser embasada por análise técnica para identificar as reais demandas de energia levando-se em conta que o equipamento não atende somente a estrutura minerária, mas também a seus escritórios, aos alojamentos e aos refeitórios. Sendo assim necessário identificar a quantidade de geradores, tipos de configuração e recursos necessários para controlar o seu funcionamento.

Antes da escolha da empresa que vai fornecer o gerador, é importante levar em consideração que, na atividade minerária, o equipamento é exposto a um ambiente adverso, em condições muito agressivas. Por isso, é fundamental optar por uma empresa qualificada, experiente, que está sempre disponível para atendimento e manutenções periódicas e preventivas, minimizando, ao máximo, a queda de energia de forma inesperada.

Mesmo controlando o funcionamento do gerador ainda existe o risco de uma parada inesperada devido ao ambiente agressivo a que fica submetido e é comum existir mais de um gerador para dar maior garantia à mineradora.. Estamos falando de milhões de reais em jogo em um curto período de tempo, clientes na expectativa de receber seu pedido no tempo acordado, custos operacionais que não param junto com o gerador até que ele esteja funcionando novamente.

Hoje, existem vários tipos de geradores, com recursos que atendem a diversas necessidades, como tecnologias de controle remoto, geradores que funcionam em paralelo com outros geradores. Motores e alternadores podem ser combinados conforme a utilização do equipamento, reduzindo seu custo de aquisição e de manutenção que só uma empresa preocupada com o sucesso do seu cliente faz. Além disso, deve-se levar em conta os insumos utilizados, como lubrificantes e combustíveis, que vão gerar economia nos reparos e aumentar sua vida útil.

Escolher a empresa certa que vai fornecer e que vai acompanhar seu grupo gerador de energia faz toda a diferença no custo, no funcionamento e nos riscos que envolvem esta decisão. Portanto, muita calma nesta hora, faça a escolha certa! Se não se sentir bem atendido e confiante não exite em procurar um novo fornecedor.

Conte com a MS Geradores!

Quer solicitar um contato do nosso consultor para lhe ajudar sem compromisso? Click aqui