Pular para o conteúdo

4 fatores importantes do uso de Reguladores de Tensão que você precisa saber

O que você precisa saber sobre reguladores de tensão?

Os reguladores de tensão são muito importantes para os profissionais de elétrica na aplicação em sistemas elétricos. No geral os reguladores ajustam a tensão de várias aplicações de geração de energia, bem como na regulação da tensão de saída, no caso dos grupos geradores de energia. Portanto, mantém a tensão de acordo com a realidade do sistema.

No mercado atual é possível ver vários tipos de reguladores de tensão, como digitais, automáticos e os analógicos. Existem diferenças, benefícios e especificidades que vamos compartilhar com você neste conteúdo. Então vem com a gente!

Os 4 aspectos importantes sobre reguladores de tensão que você precisa entender

1 – Quais os reguladores de tensão oferecidos hoje no mercado?

Em geral podemos definir as opções que o mercado oferece, como reguladores eletromecânicos, analógicos ou digitais.

No caso da utilização em geradores de energia, existem aplicações de reguladores tanto no caso de geradores em stand by quanto na sincronização de geradores em paralelo.

No caso de geradores em paralelo os reguladores adequados para sincronismo são dispositivos que são integrados ao controlador digital do grupo gerador, utilizados na referência de tensão terminal, bem como na adequação da tensão.

Resultado de imagem para reguladores de tensão

2 – Quais são as diferenças entre reguladores analógicos e digitais?

No geral, o que mais vemos no mercado é a aplicação de reguladores de tensão analógicos, que controlam a tensão por meio de chaves e de potenciômetros através de uma simples configuração.

No caso dos digitais a função é a mesma! Porém tem crescido muito a sua procura nos últimos anos, devido a sua tecnologia e opções superiores em relação aos analógicos. Isto se deve a possibilidade de integração com os controladores eletrônicos e módulos de controle à distância de geradores, que também estão cada vez mais difundidos na aplicação em grupos geradores de energia.

Além disso, ainda possuem funções que protegem seu gerador de energia, dando maior estabilidade, já que não interferem na temperatura como acontece no caso dos analógicos.

3 – Reguladores de Tensão Automáticos

Os reguladores de tensão automáticos também conhecidos pela sigla AVR, que quer dizer automatic voltage regulator, se referem a um módulo responsável por controlar a tensão gerada pelo grupo gerador de energia, respeitando as características do sistema elétrico em que se encontra, ainda que sofra oscilações de tensão na entrada.

Os reguladores de tensão não geram energia. Na verdade eles são responsáveis por fazer a excitação do campo magnético do alternador de forma controlada, garantindo a um nível de tensão terminal ou geração de potência reativa, conforme o tipo de aplicação do gerador de energia.

4 – Vantagens de Reguladores de Tensão Digitais

  • Proporcionam melhores níveis de estabilidade, de proteção e de ajustes. 
  • Permitem que se tenha uma tensão de saída estável e regulada, sem ser afetada pela carga conectada.
  • Compatíveis com módulos de controle a distância e de outros protocolos de comunicação. 
  • Maior flexibilidade em aplicações mais complexas.
  • Backup da parametrização em arquivo digital 
  • Apresentam em gráficos as variáveis da tensão de excitação, da corrente de excitação, e da saída de controle.

O projeto do seu gerador de energia pode estar precisando do olhar de um especialista

A MS Geradores é uma empresa especializada em projetos de alta complexidade, com vasta experiência em grupos geradores de energia à diesel. Tem capacidade técnica e produtos de alta qualidade que proporcionam a melhor energia para o seu negócio. Com atendimento técnico e foco no sucesso do seu projeto, dedicamos nosso tempo e atenção para entender a sua real necessidade. Atende à especificações personalizadas bem como utiliza de todos os recursos que te garantem maior segurança e tranquilidade.

Quer falar com um especialista e tirar qualquer dúvida a respeito de reguladores de tensão ou sobre geradores de energia? Então Clique aqui