MANUTENÇÃO EFICAZ DE GERADOR

Manutenção de Gerador de Energia: Você sabe qual a importância que tem para o seu negócio?

Grupos Geradores de Energia são equipamentos que necessitam de acompanhamento profissional para garantir o melhor retorno do seu investimento. Bem como para garantir uma maior vida útil do seu equipamento. A manutenção de gerador de energia previne riscos do seu negócio, já que, se o gerador falhar, sua empresa ficará sem energia elétrica, o que gera transtornos e prejuízos que poderiam ser evitados.

Para garantir o melhor desempenho do gerador, bem como dos equipamentos elétricos que ele abastece, existem alguns fatores que devem ser levados a sérios.

 Confira agora, 5 fatores para uma manutenção de gerador de energia eficaz

1 – Capacidade técnica de quem fará a manutenção do seu gerador

Para garantir que a manutenção do seu gerador seja feita dentro de padrões de qualidade técnica e processos capazes de solucionar o problema e não aumentar a sua dor de cabeça, a empresa que prestará o serviço deve ser qualificada e ter experiência com o modelo do seu gerador, para ser capaz de identificar assim como para resolver o problema.

2 – Atender as exigências do fabricante

Existem várias marcas e modelos de geradores no mercado, assim como de peças e componentes que são utilizados em seu projeto. Cada fabricante estabelece parâmetros e exigências que precisam ser seguidas para que a manutenção do seu gerador seja realmente eficaz.

3 – Seguir um checklist de verificação do gerador 

É necessário conferir os itens abaixo para identificar problemas que costumam surgir em geradores:

  • Arrefecimento do motor;
  • Níveis de combustível, óleo, água e líquido de arrefecimento
  • Qualidade e aspecto do óleo lubrificante;
  • Intensidade de ruído e de vibração;
  • Filtro e caixa de ar.

Manutenção completa de gerador | Mecânica Industrial

4 – Atentar aos problemas mais recorrentes:

Principalmente se o gerador não é submetido a manutenções periódicas é necessário atenção em dobro aos seguintes componentes

  • Mancais excêntricos;
  • Rotor do estator;
  • Barras da gaiola; 
  • Ventoinhas;
  • Material isolante.

5 – Escolha da empresa que prestará o serviço de manutenção do gerador

Como já falamos no início do conteúdo, geradores são equipamentos complexos, onde se reúnem engenharias de várias vertentes, portanto as manutenções do seu gerador devem ser feitas por quem realmente entende do assunto. Mas não é só isso, a escolha do fornecedor de serviço e do plano de manutenção que sua empresa precisa para garantir o funcionamento pleno do seu gerador depende não somente da capacidade técnica necessária para executar este tipo de serviço. A atenção, preocupação com o seu sucesso e principalmente, a eficiência na prestação do serviço, que é uma das questões mais relevantes da escolha da empresa que prestará o serviço de manutenção, fazem total diferença para o seu gerador, para os equipamentos elétricos que serão alimentados pelo gerador, e consequentemente para o sucesso do seu investimento e do seu negócio.

A periodicidade da manutenção de geradores de energia

Existem alguns tipos de manutenção de geradores de energia, mas como o ditado popular já diz, “Prevenir é melhor do que remediar!”. Portanto, por mais que sua empresa terá a quem recorrer caso precise de um chamado de urgência para consertar o seu gerador que parar de funcionar em meio a falta de energia da rede elétrica local, o que vai garantir maior segurança para suas atividades e maior vida útil do seu gerador, prevenindo riscos e reduzindo custos, é fazer um acompanhamento de perto através de um contrato de manutenção periódica para o seu gerador de energia.

Quer tirar dúvidas ou saber mais sobre manutenção de geradores de energia? Fale com um especialista da MS Geradores, uma empresa que está gerando energia e confiança por todo Brasil.